Diabetes: Do que se trata?
O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica que afeta cerca de 17 milhões de adultos no Brasil. É uma doença causada pela produção insuficiente ou deficiente de insulina - um hormônio que serve para regular a glicose no sangue e atua como fonte de energia – ou pela resistência à sua ação. Sem a insulina, os níveis de glicose no sangue aumentam de forma permanente: o que chamamos de hiperglicemia.
Quais os tipos de Diabetes?
TIPO 1: É o tipo autoimune - o próprio corpo de indivíduo ataca e destrói as células do pâncreas que produzem a insulina. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos e, nesse caso, a transmissão familiar é muito baixa.
TIPO 2: Resulta da resistência à insulina (a insulina é produzida mas não cumpre sua função) e de deficiência na sua secreção. Ocorre em cerca de 90% dos diabéticos e possui um alto risco de transmissão entre pais/filhos. Cerca de 75% dos afetados possuem histórico familiar positivo para Diabetes tipo 2.
Reprodução imagem: Dra. Ana Luiza Cardoso
Qual o tipo de tratamento ou prevenção?
Embora sofra influência genética, o risco de desenvolver a diabetes tipo 2 é influenciado pelos hábitos de vida. Ou seja, nós sabemos agora que os fatores genéticos podem exercer um papel importante no surgimento da diabetes, mas a questão da herança é bastante complexa. Uma rotina saudável e a prática de exercício físico pode sim ser um divisor de águas.
Uma dieta saudável, atividade física e evitar o uso de tabaco podem prevenir ou retardar o diabetes tipo 2. Além disso, a doença pode ser tratada e suas consequências evitadas ou retardadas com medicamentos, exames regulares e tratamento de complicações.
Escrito por: Ana Carolina
Fonte: Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Diabetes, site da Dra. Ana Luiza Cardoso